quarta-feira, 8 de junho de 2011

HISTÓRIA DO RÁDIO NO BRASIL

          "(...)  No Brasil, a primeira transmissão foi realizada no centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1922, em que o presidente Epitácio Pessoa, acompanhado pelos reis da Bélgica, Alberto I e Isabel, abriu a Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. O discurso de abertura de Epitácio Pessoa foi transmitido para receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo, através de uma antena instalada no Corcovado. No mesmo dia, à noite, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados na exposição, assombrando a população ali presente. Era o começo da primeira estação de rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Edgar Roquette-Pinto. A emissora foi doada ao governo em 1936 e existe até hoje, mas com o nome de Rádio MEC. 
            Entre 1950 e 1954,a televisão começa a ser transmitida no Brasil e tomou o lugar do rádio, pois como não apresentava imagens, as pessoas tinham um trabalho maior, porque precisavam  imaginar como seriam as imagens. Como a tv apresentava tudo pronto, imagens, ficou muito mais facil para os espectadores tornando se como assistir tudo o que se ouvia no rádio.
            O rádio foi muito importante para essa época, pois era através dele que as pessoas se mantinham informadas, tinham seus momentos de lazer ouvindo rádionovela e muitas outras coisas. (...)"


Por Pedro Paulo Fonseca Tonelli e Gabriel Moreno Furgie

Nenhum comentário:

Postar um comentário